Nota Oficial

Neste final de semana que passou realizamos o último BRM de 200 km em Triunfo.

Foi um final de semana com um clima perfeito para pedalar, estradas boas, com pouco movimento. Tudo transcorreu dentro da normalidade. Até que chegamos no Km 102, ponto demarcado como local de almoço.

Para a surpresa de todos o Restaurante onde previamente combinamos o almoço prometido novo_2017estava fechado. E pior no local estava apenas uma adolescente e informou para alguns ciclistas que nós da Organização não havíamos confirmado o almoço.

Queremos esclarecer que jamais deixamos de realizar uma confirmação para alimentação dos ciclistas que participam dos nossos eventos, alias temos a “fama” de mimar nossos participantes com comida demais. Alias quem participou viu que apesar de não ter informado, vocês receberam bolinho e suco no PC 02 (mesmo tendo uma lancheria aberta no local) Bergamotas e bananas a vontade em vários locais, gelo, água…

Segurança no trajeto e alimentação são as duas maiores preocupações da SAC, quando organizamos um evento.

O local de almoço, foi definido pelos nossos anfitriões de Triunfo e eu pessoalmente me desloquei de Porto Alegre na última terça feira, para tratar dos detalhes, como o cardápio, horários, número de participantes e valores.

Conversei por mais de uma hora com a proprietária do local e deixei tudo acertado. Realmente não sabemos o que ocorreu. E nesse momento não estamos mais interessados em dialogar com os proprietários, visto que recebemos outras informações no domingo, que esse comportamento de “furar” com um agendamento no local é comum , problema que a gente desconhecia.

Este evento é “orgânico”, os fatos ocorrem dinamicamente e todos integrantes da organização e os participantes tem conhecimento em tempo real de tudo que acontece na estrada. Mesmo assim, pedimos desculpas a todos os participantes e estamos pensando numa maneira de compensar (crédito para desconto em outra inscrição ou devolução do valor incluído na inscrição para o pagamento do almoço) todos pelo transtorno de não terem recebido o almoço conforme divulgamos.

Navegar faz parte do Desafio

Além disso recebemos algumas reclamações que o trajeto não tinha demarcações ou placas informando para onde o ciclista deveria pedalar. Frisamos mais uma vez que a navegação no percurso é responsabilidade de cada participante, que deve estudar o mapa. Nossa obrigação regulamentar enquanto organizadores é de apenas fornecer os dados e o Cartão de Rota.

Escolta?

É inseguro pedalar na estrada? Sim, todos nós sabemos disso! Infelizmente a estupidez humana é intrínseca a nossa existência promovendo incidentes. Mas não existe a possibilidade de termos a disposição as Policias Rodoviárias fechando rodovias e ou dando escolta aos nossos participantes, e justificamos isso considerando que cada ciclista anda em velocidade livre e a diferença entre o primeiro e o último participante pode ser até de 50 kms em um BRM de 200.

E finalmente agradecemos a todos os envolvidos e principalmente aos ciclistas participantes, afirmando que estamos pensando na melhor maneira de compensar todo transtorno causado pelo fato de vocês não terem recebido o almoço prometido e incluído na inscrição.

 

10 ideias sobre “Nota Oficial

  1. Carlos Polesello

    Apesar da falta de almoço, tudo estava muito bom. Bom local para pedalar. Quem se perde com uma carta de rota destas, não tem a minima noção de navegação. Mapa bem explicativo, divulgação no site via google eart, google maps e tudo mais. É só perder alguns minutos antes do evento e colocar-se por dentro do trajeto. Para mim ainda a pior parte foram aqueles pedregulhos numa parte do caminho.

    Responder
  2. mauro noe

    Na Minha humilde opinião foi ótimo . não tenho doq reclamar de nada. super bem organizado, ótimo percurso , ate um amigo comentou que quem elaborou o trajeto teve muita criatividade , pois teve de tudo, subidas, descidas, lugares lindo de se ver, liberdade , me senti seguro pedalando por esse trajeto, e que foi aquela de tirar uma foto na lagoa ? chegamos bem dizer na hora do por do sol boa sacada. hehe. perfeito . Almoço ? imprevistos acontecem , e comi tanta banana e pastel que vem vês de perder uns kilos no pedal , ganhei foi 2 kilos kkkkkkk….. pra min tava perfeito.

    Responder
  3. Márcio Bernardes

    Olá, gostaria de dizer que esse foi meu primeiro Audax. Como não tenho parâmetros, possivelmente o que falarei aqui seja bobagem, mas acredito que cada ciclista em um Audax deve esperar o melhor mas também se preparar para o pior. Sou da opinião que o ciclista deve ter autonomia para rodar de um PC para outro em caso de problema em um PC.

    Buenas, os problemas aqui mencionados nessa nota, nada comprometeram minha avaliação máxima para o evento. Somente como sugestão diria para em caso de fazer novamente um PC com “selfie”, se puderem avisar com antecedência pelo site, o ciclista poderá se preparar para tal. Eu por exemplo cheguei sem equipamento para tirar foto e estava pedalando sozinho…… mas daí talvez seja aquilo que mencionei…. esperar o melhor mas se preparar para o pior.

    Parabéns pela organização! Nota 10!

    Responder
  4. Fábio Hausse pereira Junior

    Neste tempo todo em que participo mais ativamente do ciclismo fazendo AUDAX e DESAFIOS é a primeira vês que estou “na outra ponta”, ajudando na organização e como colaborador. É muito difícil e complexo, principalmente se tratando de uma nova rota, em uma nova cidade. São novos contatos, pessoas diferentes, contratos com pessoas desconhecidas. Sou suspeito em falar, mas considero que o AUDAX 200 e DESAFIO 90 foi um sucesso e o que houve foi uma “fatalidade” de irresponsabilidade de um serviço contratado. O que fizemos foi “corrermos atrás do prejuizo” indo na próxima lancheria e pedir que o proprietário nos auxiliasse, aumentando a produção de pasteis e lanches, que foi prontamente atendido e remediou razoavelmente. Reclamações vi muitas, mas a quantidade de elogios superaram muito as reclamações, principalmente por parte dos veteranos e cascas grossas acostumados com todo tipo de situação em uma prova. Esperamos todos e muito mais ciclista no próximo ano. Grato pela presença de todos, grato a Ninki por atender mosso convite.

    Responder
    1. ninki Autor do post

      oi Fabio,

      Podes ter certeza que o roteiro de Triunfo, está incluído oficialmente nos trajetos da Sociedade Audax. Já podemos ir analisando as datas que a SAC tem homologadas junto a ACP, para agendar o próximo em 2017.
      Nós que temos que agradecer o convite feito por vocês da Associação de Ciclistas de Triunfo, onde fomos muito bem recebidos, estradas ótimas e com belas paisagens para pedalar.
      Sim, sempre teremos reclamações, isso é natural do ser humano. Sim, muitos elogiaram! E sim apesar do imprevisto, foi um sucesso!!!

      grande abraço, ninki

      Responder
  5. Rafael

    Sinceramente, não entendi o vislumbramento de muitas pessoas, mas… Vou colocar meu ponto de vista, e, longe de querer denegrir ou expôr a organização digo que:

    Uma sociedade que pelo que é mostrado tem mais de 10 anos de existência, poderia ser um pouco mais precavido nas situações, que com certeza, foram de força maior em não terem ocorrido com êxito (Almoço). Porém, achei de pouco interesse dos organizadores saberem do restaurante estar fechado somente a partir da chegada do primeiro ciclista… No mínimo 1h antes entrar em contato com o dono do restaurante para saber se estava tudo certo teria evitado e, talvez, dado o devido tempo para sanar esse problema.
    Visto o valor investido na inscrição (eu particularmente R$105,00) o mínimo esperado seria realmente os mantimentos citados pela Ninki nos PC’s.
    Não vi os 7 carros transitando pelo circuito como foi exposto anteriormente. (O que poderia ter evitado ou mesmo sanado o problema com rapidez do motociclista bêbado)
    Asfalto realmente bom, como haviam mencionado (salvo em algumas partes em sua minoria do trajeto)
    Sobre a sinalização no trecho, aqui na região onde moro, ocorreu a “Volta ciclística Internacional do Rio Grande do Sul” com ciclistas internacionais da Dinamarca, EUA, Espanha, super experientes, e nem por isso foi deixado de ser feita a sinalização no asfalto. Visando em fazer um evento grandioso e bem sucedido, poderia sim, ter sido feita.
    Carimbos de PC’s trocados (PC1 foi carimbado como PC3, como era meu primeiro Audax fiquei extremamente confuso e achei que a prova tinha acabado ali pra mim)

    O evento ocorreu com maestria, pois, no mundo do ciclismo realmente existe essa magia, porém, não posso deixar de ressaltar que um evento de tamanha magnitude e importância possa ter ocorrido tudo o que ocorreu com uma sociedade que tem mais de 10 anos de experiência e tantos eventos na conta…
    Crítica construtiva, espero que não levem para do lado pessoal.

    Responder
  6. Udo Carlos Weissenstein

    Olá!
    Claro que é sempre chato contar com algo, e no minuto M… “Puf!” Desapareceu!
    MAS tivemos N oportunidades de abastecer durante o trajeto na TF10 onde a org definiu como PA um entre mais de DEZ pontos que estavam atendendo enquanto dirigíamos para o Pólo. E quando descobrimos que o Posto estava fechado, aproveitei para acabar com aquele Tauge do PC2. E logo depois encontramos uma galinhada no PA34, junto aos trilhos do Ramal de Muçum. Nem me serví muito, de modo que sobrasse p/ os outros.
    Dica: Não custa nada carregar 400g (tudo isto?) de comida. Vai aumentar o peso em 0,5% e dá p/ mais uns 50km até a próxima rapadura, no mínimo!

    Responder
  7. Marcelo

    Analisando o quê propõe a prova Audax e a sua origem, primeiramente a autossuficiência, segundo a navegação, são os objetivos e fundamentos essenciais para a participação. Sendo assim, fiquem tranquilos que foi tudo ótimo. A adaptação às condições de prova é fundamental pra quem quer merecer a medalha.

    Responder
  8. Álvaro Malta

    O fato de um proprietário não cumprir com seus deveres junto com uma pessoa responsável e que em nenhum dos mais de 10 eventos que participei faltou com nenhuma das cláusulas estabelecidas para seus eventos não me fará mudar minha opinião que a Sociedade Audax de Ciclismo é uma organização muito bem aparelhada em todos os quesitos. Inclusive com nosso bem estar e segurança. Todos fazemos um briefing aonde nos é passado todo o aparato de como devemos proceder em um evento inclusive um mapa aonde por ele navegaremos. Obrigado SAC por mais um maravilhoso evento, e que venham os próximos.

    Responder
  9. Inacio

    Cada um tem sua opinião e a democracia existe pois todas as opiniões são respeitadas e não é necessário que todos concordem com todos.

    Sobre o trajeto, tirando a minha Monark super 10 com seus trinta e poucos anos (e 500 kg na chegada) estava tranquilo. Sobre marcações no trajeto eu só acho que lá no PC4 deveria ter uma plaquinha indicando pois não ficou muito claro nem no cartão de rota e nem nas explicações do briefing, mas no final quem tem boca vai a Roma. Sobre a selfie no rio achei estranho, mas como foi exigido no final da prova então beleza (menos a minha cara na foto), porém reforço o que já falaram que deveriam ter alertado com antecedencia para o pessoal estar prevenido para fazer a foto. Tem gente que não anda com celular…. e eu nem tinha arrumado o cabelo.

    Segurança durante o trajeto é de responsabilidade de cada um, isso tá no regulamento e para ter escolta só pedindo pro Sartori reforço de mais de 100 viaturas da policia rodoviaria pois ia ter que ter uma para cada ciclista.

    No meu ponto de vista duas coisas deixaram a desejar:
    1 – o horário do briefing no sábado ter atrasado tanto. na hora marcada para a recepção de ciclistas estávamos lá nós os ciclistas para recepcionar os organizadores e não os organizadores para recepcionar os ciclistas. Ficamos lá esperando e todos se perguntando onde seria o briefing por mais de hora….
    2 – como o almoço não foi no local programado e isso só ficamos sabendo na hora, na minha opinião alguém deveria estar no local informando pois muitos acabaram perdendo tempo a procura informações.

    Considero muito positivo a preocupação com o alojamento.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *