Briefing Virtual – ítens obrigatórios e outros.

Boa Tarde pessoal,

Devido ao grande número de ciclistas novatos na modalidade, decidimos criar um briefing virtual, onde iremos responder e esclarecer todas as dúvidas que tem chegado via e-mails, Facebook ou telefone até a Organização.

1- Iluminação do ciclista participante na estrada:

Cada ciclista é responsável pela sua segurança enquanto estiver pedalando na estrada. Inúmeras vezes já respondemos sobre o porque é obrigatório usar farol e pisca, mesmo em eventos diurnos. Quem participou do nosso último BRM de 200 km, em Novembro, deve lembrar-se que enfrentamos um temporal nas últimas 3 horas do evento.

Não podemos deixar de lado que a qualquer momento, estamos sujeitos a enfrentar chuvas fortes ou nevoeiros e que a utilização desses equipamentos pode fazer a diferença entre terminar o desafio e sofrer um acidente.

Para a Sociedade Audax de Ciclismo, farol dianteiro (luz Branca/amarela) e pisca traseiro (luz vermelha) são obrigatórios em qualquer distância. A iluminação deverá estar funcionando e fixada durante todo o período do evento, sem obstruções (mala bikes, bagageiro ou similares) a não utilização resultará na desclassificação do participante, sem direito a defesa ou explicações.

“Ver e ser visto”, está é a principal função de faróis e piscas. Sabemos que existem modelos que não cumprem estas funções, sendo meramente decorativos. Portanto antes de adquirir um equipamento pesquise, converse com seus amigos mais experientes e pense na sua segurança.

Em hipótese alguma serão aceitos para cumprir a função de farol ou pisca, sinalizadores tipo “frog”, contendo apenas um/dois leds. Esse tipo de equipamento pode ser utilizado somente como complemento e decoração, já que coloca em risco o ciclista, devido a sua baixa visibilidade.

Verifique sempre o número de horas que o equipamento utilizado funciona com um jogo de pilhas/baterias.

2- Colete  Retro Refletivo:

Sobre o colete retro refletivo, vejam as REGRAS.

Vejam a imagem e analisem:

Por isso, e só por isso não aceitamos as faixas em X. Aí vai ter ciclista que dirá, “mas o meu é com refletivo noturno.” Foi justamente o que esse participante que aparece na imagem me falou e vocês estão vendo o resultado.

Portanto para os eventos de qualquer distância realizados pela Sociedade Audax de Ciclismo, somente serão aceitos coletes fechados e com refletivo noturno.

Participação no Briefing:

É fundamental a participação na reunião que antecede a largada do evento. As vezes o ciclista acha que por já ter participado de inúmeros eventos a sua presença não fará diferença. Mas além de ele dar o exemplo aos que estão vindo pela primeira vez, algumas informações de última hora podem não estar no site e aí ele será prejudicado enquanto estiver pedalando.

Carros de apoio:

Alguns Organizadores tem relatado problemas com carros de apoio de ciclistas durante os eventos. Na Sociedade Audax de Ciclismo temos regras bem rígidas sobre essa questão e nunca tivemos nenhum problema grave.

Para ter carro de apoio o ciclista participante deve:

– informar a organização placa, modelo, cor e nome do motorista;
– o motorista deve obrigatoriamente participar do briefing;
– Conversar com a Organização sobre como poderá ajudar nas demandas do evento;
– seguir todas as instruções da Organização, sobre como e onde parar no trajeto;

Qualquer problema com o carro de apoio durante o trajeto, o ciclista participante será desclassificado.

Passaporte:

Além de seus documentos de identificação. Todos os participantes devem levar consigo o Passaporte (fornecido pela organização, no kit do ciclista) que o documento oficial do BRM, ele deve ser apresentado em cada Posto de Controle ou sempre que for solicitado por algum membro da Organização. A falta de um registro ou rasura, acarreta na desclassificação e consequente não homologação do ciclista.

Cada ciclista é responsável pela apresentação do Passaporte ao voluntário do Posto de Controle.

Em caso de perda do Passaporte o ciclista será desclassificado.

Placa de Identificação:

A sociedade Audax de Ciclismo, desde a Série 2010 adotou o modelo de placa única para toda a Série. Cada ciclista receberá uma placa e um selo alusivo ao brevet para ser adesivado na mesma.

Quem participou do Brevet 200 km, realizado em Novembro, DEVERÁ TRAZER A SUA PLACA, pois apenas receberá um selo. Quem esquecer ou perder a sua placa, deverá COMPRAR com a organização uma nova, o valor estabelecido é de $15.00.

Somente serão fornecidas (gratuitamente) novas placas em caso de a mesma estar quebrada, sendo que o ciclista deverá apresenta-la para a organização, ela será recolhida para seja dada a destinação correta.

Porque resolvemos usar esse formato??

Simples! Responsabilidade com o nosso planeta!!

O material utilizado para a confecção demora mais de 200 anos para se “desfazer” na natureza, além de todos os processos químicos da fabricação das tintas utilizadas na serigrafia. Pedalar antes de tudo nos tempos de hoje, deve ser uma questão de visão ecológica, pretendemos com o tempo adequar todos os materiais utilizados em nossos eventos.
Para exemplificar, além das plaquinhas, neste brevet adequamos a identificação dos carros de apoio, que até esse evento eram identificados com adesivos, que só podiam ser utilizados apenas uma vez, agora estaremos usando bandeirolas, muito mais duráveis.

5 ideias sobre “Briefing Virtual – ítens obrigatórios e outros.

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