REGULAMENTO FLÈCHE Porto Alegre 2010

Artigo 1

1.1 – O Flèche Porto Alegre , denominado por Flèche é um randonnée de 24 horas realizado por equipes em diversas rotas convergindo para a Capital Porto Alegre.

1.2 – A largada acontecerá sempre na Sexta-Feira Santa apartir das 00h01min horas da manhã, com chegada 24 horas após em Porto Alegre – RS.

Artigo 2

2.1 – O Flèche é um evento internacional. Uma ou mais equipes de ciclistas partem de origens e rotas diferentes.

2.2 – A duração do evento é de 24 horas e para homologação uma distância não inferior a 360 km deve ser percorrida durante este tempo.

2.3 – Em caso de equipes com a mesma rota, o horário de saída deverá respeitar um intervalo de uma hora após a primeira largada.

Artigo 3

O Flèche Porto Alegre é organizado pela Sociedade Audax de Ciclismo e chancelado pelo Audax Club Parisien (ACP) podendo ser homologado (se cumprida às regras aqui descritas) com direito a certificado oficial da França e válido como um dos pré-requisitos para obtenção da medalha Randonneur-5000 junto à ACP.

Artigo 4

As rotas escolhidas pelos participantes deverão convergir para Porto Alegre, até o local (endereço) indicado pela organização, alcançando então o Alvo de Concentração.
Nesse caso o endereço escolhido é Rua Vinte e Quatro de Maio, 153, sala 02, Bairro Centro Histórico (sede da Sociedade Audax de Ciclismo)

Artigo 5

5.1 – O Flèche é um evento diferenciado e restrito a ciclistas convidados ou indicados.

5.2 – A organização fará seguro coletivo para todas as equipes participantes, assim como a orientação na realização e fiscalização das Cartas de Rota e divulgação dos resultados.

5.3 – Cada equipe deve ser auto-suficiente na escolha das rotas e suas respectivas cartas, deslocamento para largada, resgate se necessário e providenciar sua estratégia de alimentação, hidratação e paradas.

Artigo 6

Para homologação dos resultados, emissão e envio de certificados vindos da França ACP – haverá um custo, que deverá ser pago por cada equipe no prazo estipulado e divulgado pela Sociedade Audax.

Artigo 7

7.1 – O Flèche é um evento em equipe, nenhuma inscrição individual é permitida.

7.2 – A inscrição da equipe deve obedecer ao seguinte:

● Aceite do convite por e-mail ou contato com a organização.
● Envio de Carta de Rota pretendida com detalhes em relação ao local de largada, pontos de parada e passagem, rodovias percorridas e kilometragem pretendida.
● Envio de lista dos integrantes da equipe contendo: nome da equipe, nome do capitão da equipe, dados completos de nome, data de nascimento, CPF e telefone de todos os participantes da equipe.
● Entrega do termo de responsabilidade assinado por cada um dos participantes.
● O prazo final e improrrogável para o envio da lista e demais documentos solicitados será sempre a Segunda Feira que antecede a Sexta Feira Santa (data fixa do Flèche), após este prazo as equipes não poderão ser mais alteradas.

Artigo 8

O Flèche é um mais um evento de resistência e não uma competição. Os inscritos devem obedecer ao Regulamento da Sociedade Audax, assim como, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Cada ciclista estará em uma excursão individual. O Clube Sociedade Audax e seus organizadores, não se responsabilizam por quaisquer acidentes que venham a ocorrer durante o evento, bem como pelo resgate daqueles que vierem a desistir da prova.

Artigo 9

9.1 – Cada equipe é limitada:

● Formada de no máximo de cinco bicicletas e um mínimo de três, sendo a Tanden considerada como uma única bicicleta.
● Os integrantes da mesma equipe podem ajudar-se entre si.

Nota Importante:

Contudo as equipes diferentes são expressamente proibidas de se ajudarem ou andarem juntas, mesmo equipes de um mesmo clube de ciclismo. A única exceção é o caso de alguma emergência médica. Durante o evento, os ciclistas não podem pegar vácuo de outros, exceto entre os membros da mesma equipe.

Artigo 10

10.1 – Nenhum veículo batedor será permitido sob quaisquer circunstâncias.
10.2 – Equipes que utilizem um carro de apoio poderão recebê-lo somente nos postos de parada, devidamente listados nas cartas de rota, desde que o carro seja registrado junto ao organizador do evento.
10.3 – Assistência de outros veículos não participantes também não é permitida, exceto em caso de emergência médica.
10.4 – Podem existir postos de controle e fiscalização secretos, ao longo do percurso.

Artigo 11

Os carros de apoio, não podem carregar as luzes dos participantes durante o dia, já que o tempo pode mudar a qualquer momento e as mesmas serem necessárias. Pedalar em equipe não muda as exigências de iluminação, todos devem usar suas próprias luzes. Fiscais da organização podem e confiscarão o cartão de rota da equipe em que um dos membros esteja sem suas luzes fixadas em suas bicicletas.

Artigo 12

12.1 – A distância mínima requerida para o período de 24 horas é de 360 km.
12.2 – Nenhuma parada de descanso poderá exceder a duas horas em nenhum dos trechos.
12.3 – A rota escolhida deverá seguir o estilo tradicional dos Flèches (flecha em francês) ponto a ponto, como uma flecha, zarpando do arco até o seu alvo, sem trechos repetidos, passando por um percurso onde os atalhos são inviáveis.

Nota Importante:

Em caso de um desvio forçado devido a acidentes, construções, reformas de estradas, etc. apenas será considerada a quilometragem adicional se verificada por um cupom fiscal (com data e horário), extrato bancário de caixa rápido ou uma anotação por policial ou autoridade competente.
Este desvio de rota deverá ainda ser comprovado por mapa ou software de mapeamento ( ex: Google Maps, ).
Não importa as circunstâncias de qualquer desvio em particular, o mínimo de 360 km deve ser pedalado dentro do período de 24 horas.

12.4 – O Flèche homologado é válido como um Brevet de 360 Km para premiação (como o Randonneur 5000) na ACP, mesmo que uma distância maior seja coberta dentro das 24 horas.

Artigo 13

A hora e local de largada, deverão ser seguidos rigorosamente. Fiscais da organização poderão estar presentes para esta supervisão. O Capitão da equipe deverá estar de posse da Carta de Rota durante o tempo que perdurar o evento e obrigatoriamente apresentá-lo a qualquer fiscal que fizer tal solicitação.

Artigo 14

14.1 – Ao final da 22ª e 24ª hora, a localização exata da equipe devera ser informada pelo capitão da equipe e anotada na Carta de Rota.
14.2 – Para comprovação desta distância é obrigatório um comprovante fiscal em: comércio local, cupom de cartão de crédito ou ainda um extrato bancário em terminal automático tipo 24 horas.

Artigo 15

15.1 – As equipes devem ter sua localização e horário confirmados e anotados obrigatoriamente:
● Na largada.
● Na metade do trajeto
● Na 22ª hora
● Quando faltarem 50 km para chegar em Porto Alegre.
● Na 24ª hora.

15.2 – A verificação nestes pontos será feita por:
● Assinatura de fiscal da prova;
● Extrato bancário em terminal automático tipo 24 horas
● Recibo ou cupom fiscal do Comercio Local.

Nota Importante:

Hora exata e a localização devem ser anotadas na Carta de Rota, bem como a quilometragem percorrida.
Uma carta de rota extraviada ou a falta de verificação nos pontos indicados resultará na desqualificação automática da equipe.
Pede-se ainda ao capitão da equipe juntar comprovantes como: fotografias e recibos dos pontos de paradas para fins de homologação.

Artigo 16

Para a homologação da Flèche e emissão do Certificado da ACP, ou qualquer outra premiação regional (como troféu ou medalha) deve ser observado:
16.1 – Pelo menos três integrantes da equipe devem ter percorrido a mesma distância e chegar juntos ao Alvo de Concentração.
16.2 – Pelo menos 25 km devem ter sido percorridos entre o final da 22ª hora e final da 24 ª hora (últimas 2 horas).
16.3 – Em nenhuma circunstância estes dois pontos poderão ser no mesmo lugar, mesmo que a distância planejada tenha sido completada.

Artigo 17

O ciclista que se inscreve e inicia o Fleche, concorda com o seguinte: Qualquer reclamação ou questionamento em relação a este ou a organização deverá ser feita ao Coordenador do evento por escrito, dentro de 48 horas após a finalização do mesmo.
Todo participante ao se inscrever está automaticamente concordando com todas as regras acima.
Casos omissos nesse Regulamento serão avaliados por está Organização, que usará o Regulamento Internacional e o bom senso para tomar uma decisão final

Sirlei Ninki
Diretora Geral Sociedade Audax de Porto Alegre
Code Clube Audax Paris 980010

● Leiam o Regulamento da ACP para o Flèche Velocio, assim como o Regulamento da Sociedade Audax de Ciclismo.

2 ideias sobre “REGULAMENTO FLÈCHE Porto Alegre 2010

  1. Cezar Audax

    Oi Ninki, estou muito interessado em Participar, gostaria de saber quem está formando equipe para entrar junto. Acredito que aqui no Rio não terei como formar uma equipe.
    Grande abraço.

    Cezinha Bike.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *